"Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens por ele amados!” (Lc 2,14)
MOVIMENTO DA TRANSFIGURAÇÃO

1. O Movimento da Transfiguração

O Movimento da Transfiguração é um movimento da Igreja Católica, que tem como carisma a transfiguração do coração humano através da leitura orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), da oração e da liturgia.

O carisma do Movimento está fundamentado na passagem da Transfiguração do Senhor, quando ele revela sua identidade de Filho de Deus. No Movimento, somos chamados a vivenciar de forma plena nossa identidade de Filhos de Deus, que recebemos no Batismo.

‘‘Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém... ’’ (Lc 9, 28...).

2. Histórico

A inspiração do Movimento da Transfiguração aconteceu em Fortaleza, em março de 2004, num momento de oração. Durante mais ou menos um ano, essa inspiração foi ganhando forma. O período de discernimento foi uma fase especial de oração e diálogo com pessoas que ajudaram neste processo, de forma especial D. Gregório Paixão, na época, monge beneditino do Mosteiro de Salvador, e hoje, Bispo da Diocese de Petrópolis/RJ.

Como tudo que é inspirado por Deus, inicialmente não é facilmente aceito, existiram vários desafios, principalmente no início. Como diz a Palavra de Deus: “Filho, se te apresentas para servir ao Senhor, prepara tua alma para a provação” (Eclo 2,1).

Depois deste período de “gestação” tivemos, em março de 2005, ainda em Fortaleza, a primeira experiência de nos reunirmos para um encontro, onde tivemos a oportunidade de realizarmos a Lectio Divina comunitária de acordo com o carisma do Movimento.

3. A Missão do Movimento

Os membros deste movimento têm a grande missão de viverem sua filiação divina, transfigurando esta luz em todos os ambientes em que estiverem inseridos: familiar, profissional, estudantil, social, etc.

Um aspecto muito especial do movimento é que os seus participantes exercem seu apostolado nas estruturas apostólicas da Igreja, como paróquias e pastorais, sendo mais um meio, dentro da Igreja, de alimento da vida espiritual.

4. A Espiritualidade do Movimento

A Espiritualidade do Movimento tem o caminho pedagógico marcado por três grandes mananciais:

• Sagradas Escrituras – É a base deste caminho, através da pedagogia da Lectio Divina.

• Vida Litúrgica – A vivência do Ano Litúrgico, com todos os seus períodos, de forma intensa e profunda, com a centralidade na Celebração Dominical.

• Oração mental – Caminho de encontro e diálogo com Deus através de uma relação de amizade.

5. A Reunião do Movimento

A Reunião do Movimento consiste em um encontro semanal em que as pessoas fazem a experiência de participar de uma Lectio Divina comunitária. A Lectio Divina é uma forma de leitura orante da Palavra de Deus, realizada, normalmente, de forma individual, que existe desde o primeiro milênio do cristianismo, especialmente no ambiente monástico. Tem como passos básicos de sua dinâmica a leitura, a meditação, a oração e, por fim, a contemplação.

A especificidade do Movimento da Transfiguração em relação à Lectio Divina consiste na adaptação da mesma para um grupo, bem como na atualização desta dinâmica para a realidade de hoje. Isto só é possível a partir do carisma do Movimento da Transfiguração, que contempla uma dinâmica própria para a reunião em grupo.

A reunião é conduzida por meio de textos enviados pelo Movimento, que ajudam os participantes a fazerem um mergulho profundo e frutuoso na palavra de Deus.

Esse mergulho na palavra de Deus gera uma intensa experiência com Ele e um grande amor à Igreja, impulsionando cada membro a um autêntico caminho de conversão.

6. A Virgem Maria

“Maria, a Mãe da Ternura é – para nós do Movimento da Transfiguração – tão profundamente ligada à pessoa de Jesus, que não poderíamos dizer que ela é apenas um aspecto da nossa espiritualidade, ou uma devoção simplesmente. Ela é, na verdade, parte integrante e essencial na busca de comunhão com Deus, na pessoa de Jesus. Por desígnio de Deus, não podemos nos unir plenamente a Jesus sem aquela que diz: “eles não têm mais vinho”. E também diz: “fazei tudo o que ele vos disser”.

7. Nossos contatos:

São Paulo/SP
Responsáveis pelo Movimento da Transfiguração
Cesar Augusto Nunes de Oliveira e Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira
Fones: (11) 2339-1864 / 99171-9212 / 99109-0454

e-mail: movimentodatransfiguracao@yahoo.com.br
Nosso site: www.movimentodatransfiguracao.com.br
Nosso blog: www.cesaraugustoliveira.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/mtransfiguracao

Goiânia/GO
Responsáveis:
Natal Augusto L. da Cunha e Ana Maria A. da Cunha
Carlos Alberto de Almeida e Eliana Queiroz de Almeida
E-mail: elianaqueirozz@hotmail.com

Salvador/BA
Responsável:
Erasma de Jesus
Email: erasmadejesus@gmail.com

Natal/RN
Potilândia Responsável:
Paulo André N. de Oliveira
Email: paulo.andrenunes@yahoo.com.br
Satélite
Responsável:
Francisco Félix
E-mail: fffilho78@yahoo.com.br

Palmas/TO
Responsável:
Claudiney e Renata Leal da Cunha
Email: claudineyleal@gmail.com

Fortaleza/CE
Responsável:
Jaqueline Maria Sales Montenegro e Maria das Graças P. Araújo
E-mail: jackmontenegro@hotmail.com
E-mail: gracapessoaaraujo@hotmail.com

Quirinópolis/GO
Responsável:
Ivana Maria Mosconi Soares e Edite Gomes Dias Oliveira
e-mail: editegd@gmail.com

Contato
Secretaria Paroquial - Tel.: 11 3660 1220

HORÁRIOS DE MISSAS
Segunda-feira: 7h, 8h e 19h
De terça à sexta: 7h, 8h, 9h e 19h
Sábado: 7h, 8h, 9h e 15h30
Domingo: 7h30, 9h, 10h30, 12h, 18h e 19h30


TODO DIA 1º DE CADA MÊS:
MISSA EM HONRA A SANTA TERESINHA ÀS 15H30 (EXCETO AOS DOMINGOS).
HORÁRIOS DE CASAMENTO
6ª feiras – 20h e 21h
Sábados – 17h, 18h, 19h, 20h e 21h
Dias de semana – sob consulta

ATIVIDADES PERMANENTES CONSULTE OS HORÁRIOS
INFORMATIVO