"Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra paz aos homens por ele amados!” (Lc 2,14)
OCDS – ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS SECULARES

A Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, mais conhecida como OCDS, é um ramo da Ordem Carmelitana e que está estreitamente vinculada ao Carisma e Espiritualidade como nos ensinam os documentos:

Constituições nº 1

“Os Carmelitas Seculares, em união com os Frades e as Monjas, são filhos e filhas da Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo e de Santa Teresa de Jesus. Portanto, compartilham com os religiosos o mesmo carisma, vivendo-o cada um segundo seu próprio estado de vida. É uma só família com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade (cf. Ef 1,4; 1Pd 1,15) e a mesma missão apostólica. Os Seculares trazem para a Ordem a riqueza própria de sua secularidade”.

Constituições nº 3

“Os membros da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares são fiéis da Igreja, chamados a viver “em obséquio de Jesus Cristo” (Regra 2) por meio da “amizade com Quem sabemos que nos ama” (V8,5), servindo à Igreja. Sob a proteção de Nossa Senhora do Monte Carmelo, segundo a inspiração de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz e na tradição bíblica do profeta Elias, buscam aprofundar o compromisso cristão recebido no batismo”.

Constituições nº 10.

“Cristo é o centro da vida e da experiência cristãs. Os membros da Ordem Secular são chamados a viver as exigências de seu seguimento em comunhão com ele, aceitando seus ensinamentos e entregando-se a sua pessoa. Seguir Jesus é participar em sua missão salvífica de proclamar a Boa Nova e de instaurar o Reino de Deus (Mt 4,18-19). Há diversos modos de seguir Jesus: todos os cristãos devem segui-lo, fazer d’Ele a norma de sua vida e estar dispostos a cumprir três exigências fundamentais: colocar os vínculos familiares abaixo dos interesses do Reino e da pessoa de Jesus (Mt 10,37-39; Lc 14,25-26); viver o desapego das riquezas para demonstrar que a chegada do Reino não se apoia em meios humanos e sim na força de Deus e na disponibilidade da pessoa humana diante d’Ele (Lc 14,33); levar a cruz da aceitação da vontade de Deus manifestada na missão que Ele confia a cada um” (Lc 14,27; 9,23).

Constituições nº 17

“A vocação do Carmelo Teresiano é um compromisso de “viver em obséquio de Jesus Cristo”, “meditando dia e noite a lei do Senhor e velando em oração” (Regra 2.10). Fiel a este princípio da Regra, Santa Teresa pôs a oração como cimento e exercício primordial de sua família religiosa. Por isso, o Secular é chamado a procurar que a oração penetre toda sua existência, para caminhar na presença do Deus vivo (cf. 1Rs 19,14), mediante o exercício constante da fé, da esperança e do amor, de maneira que toda sua vida seja uma oração, uma busca da união com Deus. A meta será conseguir integrar a experiência de Deus com a experiência da vida: ser contemplativos na oração e no cumprimento da própria missão”.

Venha você também fazer parte da família do Carmelo e traga sua família.

Contato
Secretaria Paroquial - Tel.: 11 3660 1220

HORÁRIOS DE MISSAS
Segunda-feira: 7h, 8h e 19h
De terça à sexta: 7h, 8h, 9h e 19h
Sábado: 7h, 8h, 9h e 15h30
Domingo: 7h30, 9h, 10h30, 12h, 18h e 19h30


TODO DIA 1º DE CADA MÊS:
MISSA EM HONRA A SANTA TERESINHA ÀS 15H30 (EXCETO AOS DOMINGOS).
HORÁRIOS DE CASAMENTO
6ª feiras – 20h e 21h
Sábados – 17h, 18h, 19h, 20h e 21h
Dias de semana – sob consulta

ATIVIDADES PERMANENTES CONSULTE OS HORÁRIOS
INFORMATIVO