23/03/2020

A Paróquia, o Capítulo: Desafios de um novo tempo

"Cristo ressucitado e glorioso é a fonte profunda de nossa esperança e não nos faltará a sua ajuda para cumprir a missão que nos confia." (Evangelii Gaudium-275)
Frei Everaldo Abril Pontes, ocd. Pároco

Neste novo tempo que iniciamos em nossa comunidade paroquial, Deus nos concede a oportunidade de seguirmos participando de Seu projeto. Por ocasião do Capítulo Provincial dos Frades Carmelitas Descalços, fui designado para servir na Paróquia Santa Teresinha como pároco. Com o propósito de caminhor junto com os paroquianos e devotos de Santa Teresinha, com alegria assumo esse ofício certo de que continuaremos construindo nossa histório, como lgreja que quer alcançar a intimidade com Deus.


Como lgreja particular de São Paulo, estamos celebrando o Sínodo Arquidiocesano, que tem como lema "Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas". A certeza da presença de Deus junto a nós, nas ruas e praças de nossas vidas, alimenta em nós o espírito de pertença a Ele. E justamente o "espírito de pertença" dos paroquianos a lgreja Santa Teresinha chamou minha atenção nos primeiros dias nesta cidade habitada por Deus. Os olhares, as palavras revelam um sentimento de alegria por fazer parte da vida desta Paróquia. Belo sinal de amor, de zelo, fruto de um trabalho de muitos anos e de muitas mãos. Cada um, a seu modo e tempo, vive uma experiência do sagrado por intercessão de nossa querida padroeira, Santa Teresinha. O espírito de pertença nos leva ao testemunho da mensagem cristã. E sempre recordemos: a pertença e o testemunho não podem perder forças em nossos corações e ações pastorais. 

 

No início deste novo tempo, o esforço na compreensão e na vivência do ser cristão hoje é de suma importância para seguirmos abraçando o projeto do Reino de Deus. Essa atitude leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, testemunha no cotidiano, dando o melhor de si nas pequenas coisas; aliás, essa é a mensagem de nossa padroeira.


Atentos aos inúmeros desafios e projetos que o Sínodo Arquidioce­sano nos aponta e certos de que habitamos umo Paróquia abençoa­da pela presença de muitos frades, que nos comunicam a espirituali­dade de Santa Teresinha, atendem, celebram com zelo e sobriedade os sacramentos, participam do dia a dia dos paroquianos, cami­nhemos na unidade, frades e leigos, empenhados na condução das atividades, na animação das pastorais e movimentos, sendo pre­sençaa ativa e fraterna na Paróquia.


Está lançado o convite para aprofundarmos e crescermos juntos. Que possamos continuar experimentando a grandeza do Senhor em nossas vidas e levando-O, por meio de nossa experiência; a outros corações que tem sede do sagrado amor de Jesus. Desejo a todos uma Santa Quaresma. Que a meditação das dores de Nosso Senhor Jesus possa gerar em nós um coração novo!