28/12/2020

Festa dos Santos Inocentes

A festa de hoje encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras, lá podemos ler que: os Três Reis Magos “encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes – ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: ‘Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem'”. (Mt 2,11-20)

Os números de Santos Inocentes mortos variam entre cada povo pois, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14.000; os Sírios 64.000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144.000. Apesar de não termos certeza absoluta, sabemos que muitas crianças deram a sua vida por Jesus, eles são uns dos primeiros mártires da nossa Igreja.

Que no dia de hoje, possamos também refletir sobre a realidade de tantos “pequenos inocentes”, que são vítimas do descaso, do aborto, da fome e da violência. Confiemos cada vida a intercessão de Nossa Senhora!

Santos Inocentes, rogai por nós!