03/01/2021

O que é a Epifania do Senhor?

É com muita alegria que celebramos a Epifania do Senhor dia 3 de janeiro no Brasil. Com essa solenidade, encerramos o Tempo do Natal!

 

Mas, afinal de contas, o que é a Epifania do Senhor?

 

A palavra “epifania” significa “manifestação”. Sendo assim, a epifania do Senhor é a manifestação de Deus!

 

Mas, para entendermos profundamente essa solenidade, precisamos olhar um pouco para trás, precisaremos olhar para o Gênesis! Quando Deus criou o paraíso, Adão e Eva viviam em perfeita harmonia, mas, com o pecado original, o mundo virou de cabeça para baixo.

 

Porém, Deus não abandona o seu povo. Para reestabelecer a ordem o Senhor enviou o seu Filho Único ao mundo como nosso Redentor. Desde então, todos os profetas anunciaram a vinda do Messias, como podemos ver relatado no Antigo Testamento.

 

No dia de hoje, cuja data também é reconhecida como Festa dos Reis Magos, comemoramos a primeira manifestação de Deus em Jesus, que aconteceu diante daqueles homens – os três Reis Magos - que guiados por uma estrela, se depararam com Jesus, Nossa Senhora e São José, em um humilde estábulo na cidade de Belém.

 

No entanto, precisamos entender que Deus ainda continua manifestando o seu amor no mundo, de diversas formas! Todas as vezes que participamos da Santa Missa, por exemplo, renovamos o Sacrifício de Jesus!

 

Que possamos estar atentos, para sempre acolher as manifestações do amor de Deus em nossa vida!