25/03/2020

Quaresma

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do Cristianismo, a Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano de 2020 vai de 26 fevereiro a 9 de abril. É um tempo de penitência, oração e conversão.

 

Significa, para os católicos, um tempo de preparação e mudanças. Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde se relata que Jesus ficou quarenta dias no deserto, jejuando, antes de iniciar sua vida pública.

 

“Quaresma, entrar no deserto” foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta Quarta-feira de Cinzas (20/02) na Praça São Pedro. Disse ele:

 

“A Quaresma é o tempo propício para abrir espaço à Palavra de Deus. É o tempo para se desligar a televisão e abrir a Bíblia; para deixar de lado o telefone celular e se conectar com o Evangelho; de renunciar as palavras inúteis, conversinhas, fofocas, mexericos e se aproximar do Senhor. É o tempo de se dedicar a uma ecologia saudável do coração, fazer uma limpeza nele... Oração, jejum e obras de caridade, eis o caminho do deserto quaresmal”.

 

Que todos os fiéis, nesta Quaresma, possam conhecer melhor a si próprios e se aproximarem mais profundamente do Cristo Redentor.


Régis Affonso

FOTO DA PÁGINA: https://pantokrator.org.br/po/artigos-pantokrator/quaresma-para-que-serve/