17/12/2020

Santa Teresa d'Ávila e a perseverança na oração

Você tem dificuldade em ser fiel à sua vida de oração? Ou, você é o tipo de pessoa que reza mesmo “sem vontade”? No post de hoje, queremos aprender com Santa Teresa d’Ávila a perseverança na oração!

Um dia, Santa Teresa d’Avila se encontrava num estado de aridez espiritual terrível. Por ser religiosa, ela tinha a obrigação de adorar ao Senhor Jesus por pelo menos uma hora no seu dia. Santa Teresa, sabendo da sua pouca vontade de adorar a Jesus naquele dia, pediu às suas irmãs que trancassem a porta da capela pelo lado de fora e que só abrissem quando tivesse passado uma hora. Assim o fizeram. A Santa sem nenhuma vontade de rezar, começou a contar os tijolos da capela, um por um. Terminada então a sua hora de adoração, as irmãs abriram a porta da capela e ela saiu. Alguns dias depois, Santa Teresa percebeu que sua aridez espiritual havia sessado e uma enorme paixão pelo seu Divino Esposo havia tomado conta do seu coração. Ela naquele dia foi adorar a Jesus com um amor que nunca havia sentido antes. Em um determinado momento de sua adoração, a Santa apaixonada interrogou Jesus dizendo: “Meu doce Jesus, qual foi o dia que Tu mais me amaste?”. Ela ouviu imediatamente a resposta de Jesus: “Teresa, o dia que eu mais te amei, foi aquele dia em que tu não querias me adorar, mas só para permanecer na minha presença, ficastes contando os tijolos da capela.”

Que através desse grande exemplo de Santa Teresa, possamos buscar sempre a constância e a perseverança na oração. Não podemos nos esquecer, que muito mais do que nós temos sede de Deus, Deus tem sede de nós e nos quer por perto. Como bem disse São João da Cruz: "Se uma alma busca a Deus, muito mais Deus busca a ela”.

Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós!