27/12/2020

São João Evangelista

É com muita alegria, que celebramos no dia 27 de dezembro a Memória Litúrgica daquele que é conhecido como o Discípulo Amado: São João Evangelista!

 

No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre este fiel amigo de Jesus!

 

O nome João significa: “Deus é misericordioso”. Realidade que São João soube muito bem acolher em sua vida. João era filho de Zebedeu e de Salomé, seu irmão, Tiago Maior, também acolheu o chamado do Mestre.

 

Assim como Pedro e André, João também era pescador, e apesar de ser o mais jovem dos discípulos, ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.

 

Uma das mais belas cenas da Bíblia foi vivida e relatada por este discípulo. Em seu Evangelho ele nos conta que, durante a Última Ceia, ele reclinou sua cabeça sobre o peito de Jesus, como podemos ler a seguir: “Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus. Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: ‘Dize-nos, de quem é que ele fala’. Reclinando-se esse mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: ‘Se­nhor, quem é?’." (São João 13, 23-25)

 

Talvez, tenha sido dessa experiência, que João encontrou a força para perseverar mesmo no Calvário. Diante da Dolorosa Paixão de Jesus, todos os seus discípulos fugiram, mas João, Maria Madalena e Maria de Cléofas permaneceram fieis junto à Santa Mãe de Deus.

 

No fim de sua vida, João também escreveu sobre os últimos tempos. Desterrado em Patmos devido ao seu testemunho de Jesus, São João escreveu o Apocalipse através das suas visões místicas.

 

Ele também é autor de um Evangelho e três cartas de João, que testemunham além de sua grande autoridade como discípulo de Cristo, seu grande amor a Deus!

 

Que no dia de hoje, possamos pedir a intercessão daquele que foi chamado de Discípulo Amado, para que também nós nos tornemos amigos de Jesus!

 

São João Evangelista, rogai por nós!