08/01/2021

São Pedro Tomás

No dia 8 de janeiro, celebramos a Memória Litúrgica de São Pedro Tomás, Bispo Carmelita e Patriarca Latino de Constantinopla!

 

Para conhecer mais sobre a santidade de vida de Pedro Tomás, continue lendo esse artigo!

 

Pedro nasceu em Salimaso de Thomas, diocese de Sarlat, mas, outros creem que talvez tenha sido em Lebreil, parte do município de Salas de Belvés (Dordonya). Segundo registros, seu pai era agricultor.

 

Ainda jovem, Pedro se empenhou em estudar em Monpazier, vivendo da caridade e ensinando aos outros mais jovens. Ele foi atraído pela Ordem do Carmo, ingressando nela aos 21 anos de idade.

 

São Pedro Tomás estudou muito, conquistou grau de mestre e foi eleito procurador geral da Ordem Carmelita. Ele era muito conhecido por sua habilidade diplomática e sua oratória, dessa forma, ajudou inúmeros papas como seu representante, resolvendo inúmeros conflitos.

 

Em 1354 foi nomeado bispo de Patti e Lipari e representou o papa na coroação de Carlos IV de Luxemburgo. Mais tarde, ele foi nomeado arcebispo de Creta e, em maio de 1364, Patriarca Latino de Constantinopla.

 

Com empenho, Pedro Tomás preocupou-se em consolidar a paz entre os reis cristãos e de trabalhar pela união das Igrejas. Apesar das inúmeras missões diplomáticas, ele levou uma vida austera e modelar, buscando em tudo a evangelização dos povos e a caridade para com os mais necessitados.

 

Em seu coração, cultivou com amor a devoção à Nossa Senhora, de fato, São Pedro Tomás foi um dos maiores defensores da Imaculada Conceição de Maria.  É dele a profecia inspirada pela Virgem Maria de que a Ordem do Carmo durará até o fim dos tempos.

 

Com Pedro I de Chipre, participou na cruzada contra Alexandria. A tradição conta que em um dos ataques, o bispo acabou ferido com uma flecha, e morreu em Chipre três anos depois com seu hábito Carmelita.

 

São Pedro Tomás, rogai por nós!