24/12/2020

Uma Mensagem de Natal

Um casal busca lugar em uma hotelaria, está noite, está frio, e a mulher está prestes a dar à luz. Não encontrando quem os pudesse acolher, o casal encontra abrigo em um estábulo.

 

Ninguém sabia, mas era lá que, em parto virginal, Maria dava à luz a Luz do Mundo.

 

Os Anjos já O aguardavam, e Deus os envia para cantar a paz na terra aos homens e a glória de Deus no Céu. Mais brilhante do que nunca, a estrela guia também apontava aos Reis Magos, onde estava o Rei que eles tanto procuraram.

 

Foi alí, em um estabulo, colocado em uma manjedoura, envolto em faixas por Nossa Senhora e São José que Deus quis vir ao mundo. Talvez, essa cena pareça ser uma triste realidade para nós. Qual o motivo de tanta pobreza, humildade e sofrimento?

 

A única forma de entendermos profundamente o Natal, é compreendendo que a alegria de Deus está em “esvaziar-se”. Essa é a alegria de Deus: se doar a nós por amor!

 

Não à toa, Jesus quis nascer em Belém, a conhecida “Casa do Pão”, quis ser colocado em uma manjedoura, que era o local onde os animais comiam. Tudo isso, prefigurando as palavras que Ele mesmo diria depois de trinta anos: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo”. (João 6,51). E prefigurando também, a sua morte na Cruz, sua doação completa e total.

 

Que na noite bela de hoje, possamos contemplar o Deus que se esvaziou e não se apegou a sua Divindade. O Deus que se deu inteiro a nós, pois, como bem dizia Santa Teresinha: “Amar é dar-se e dar-se a si mesmo”.

 

Um Feliz e Santo Natal!