Casamento

Informações gerais sobre casamentos

 

  1. Agendamento da cerimônia

A primeira providência dos noivos será marcar com antecedência a data e o horário do casamento, entretanto, apenas a reserva da data e do horário não garantirá a realização da cerimônia. É fundamental a instauração e a conclusão do processo matrimonial.

 

  1. Abertura do processo matrimonial

O processo matrimonial deverá ser feito na paróquia mais próxima da residência da noiva ou do noivo. Para abrir o processo, é necessária a presença de ambos, munidos dos documentos abaixo relacionados.

 

  1. Documentação necessária:
  • Cópia da Carteira de Identidade ou documento equivalente.
  • Certidão de Batismo atualizada para fins matrimoniais, com data de emissão inferior a seis (6) meses. A certidão é emitida pela paróquia onde os noivos foram batizados.
  • Comprovante de residência.
  • Certificado de participação no Curso de Noivos, que pode ser feito em qualquer paróquia.

 

Obs.: A documentação deve ser apresentada com quatro (4) meses de antecedência da data marcada para o casamento.

 

  1. Transferência do processo matrimonial

Quando houver transferência do processo matrimonial de uma paróquia para a Paróquia Santa Teresinha, o noivo ou a noiva deverá entregá-lo na Secretaria Paroquial até 60 dias antes da data da celebração.

 

  1. Pagamento da taxa

O valor da taxa é de R$ 2.300,00. Poderá ser dividido em até duas parcelas de R$ 1.150,00: a primeira será paga no ato da reserva; segunda, 30 dias antes do casamento.

 

Em caso de desistência com até seis meses de antecedência da data da cerimônia, haverá devolução da primeira parcela. Com prazo inferior a seis meses, a taxa não será devolvida.

 

Curso de noivos

 

A participação no Curso de Noivos é altamente recomendada pela Arquidiocese de São Paulo. É uma contribuição para a formação dos jovens casais que desejam celebrar com dignidade e profundidade seu matrimônio.

 

O Curso de Noivos é sempre realizado aos sábados, das 9h às 17h. A inscrição para o curso na Paróquia Santa Teresinha deverá ser feita na Secretaria Paroquial, no horário de expediente.

 


Cursos em 2019

Março- dia 09

Maio- dia 25

Agosto- dia 31

Dezembro- dia 07

 

Cursos em 2020

Março- dia 07

Maio- dia 23

Agosto- dia 29

Dezembro- dia 05


 


Chuva de Rosas

A Chuva de Rosas é uma bonita e significativa tradição da Igreja Santa Teresinha do bairro de Higienópolis. Na celebração do casamento, ela acontece durante a bênção e a troca das alianças. A primeira chuva de rosas em nossa paróquia ocorreu no dia 21 de janeiro de 1961. Desde então, passou a integrar a cerimônia, com alto valor simbólico.

 

Santa Teresinha, já doente e intuindo a proximidade de sua morte, prometeu que na vida eterna não ficaria inativa. Antes de morrer, usando uma frase que ouviu durante a leitura da Vida de São Luís Gonzaga, disse que faria cair sobre todos uma “chuva de rosas”, referindo-se aos favores e graças que alcançaria de Deus em benefício de seus devotos.

 

Na celebração dos casamentos, a chuva de rosas simboliza a graça de Deus derramada sobre o casal. Através dessa tradição, aqueles que participam da celebração matrimonial compartilham a alegria e a esperança dos noivos em momento tão especial.