Sacramentos

Batismo

O Batismo é um sacramento de iniciação cristã. É o primeiro a ser recebido. Os cristãos, desde os primeiros séculos, o celebram com muita seriedade, uma vez que nos une a Cristo e nos torna participantes da Igreja.

 

A Igreja Católica Romana mantém o costume de batizar crianças, confiando aos pais e padrinhos a transmissão e a vivência da fé, e seu aprofundamento. Cabe, portanto, aos pais e padrinhos a comunicação da fé à criança.

 

Batismo de crianças

Toda criança tem direito ao Sacramento do Batismo, independentemente da situação civil dos pais (solteiros, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança.

Filhos de pais que não têm a mesma religião, sendo um deles católico e o outro não, podem ser batizados mediante pedido do casal ou apenas da parte católica.

A partir dos sete anos, a criança não batizada, poderá receber esse sacramento após ser instruída sobre as principais verdades da fé.

O tempo de preparação dependerá da realidade de cada criança.

 

Padrinhos

O costume é que a criança seja acompanhada por um padrinho e uma madrinha, mas é possível somente um padrinho ou uma madrinha.

Os padrinhos não podem ser o pai ou a mãe da criança. Devem ser católicos batizados, fiéis aos preceitos da Igreja e ter 16 anos

completos. Cristãos não católicos (ortodoxos e protestantes) não podem ser padrinhos, mas são admitidos como testemunhas do Batismo.

É importante que seja feita a devida preparação dos padrinhos para a celebração do Batismo.

 

Dias e horários da celebração

Batismo comunitário: 1º e 3º sábados do mês

Batismo individual: Não estão sendo realizados no momento

 

Curso: Normalmente na 2° segunda-segunda feira do mês.

Batismo de adultos

Adultos não batizados que desejam receber o sacramento na Igreja Católica podem fazê-lo depois de um período determinado de preparação.

Informações sobre a catequese de adultos na Secretaria Paroquial durante o expediente.