Sacramentos

Eucaristia

A Eucaristia é o memorial da páscoa de Cristo, isto é, da obra de salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica. É Cristo mesmo, sumo e eterno sacerdote que, agindo pelo ministério da Igreja, oferece o sacrifício eucarístico. É também o mesmo Cristo, presente sob as espécies de pão e vinho, que é a oferenda do sacrifício eucarístico.

Os sinais essenciais do Sacramento Eucarístico são o pão de trigo e o vinho de uva, sobre os quais é invocada a ação do Espírito Santo, através das palavras do sacerdote que repete as mesmas palavras de Cristo: “Isto é meu corpo (...), isto é meu sangue”. Por meio da consagração, o pão e o vinho não são mais pão e vinho, mas corpo e sangue do Senhor Jesus, presença real sacramental para nossa salvação.

A Igreja recomenda vivamente os fiéis que recebam a Santa Comunhão quando participam da celebração da missa e incentiva o culto eucarístico, com a devida honra e solenidade, lembrando sempre que comungar e adorar Cristo eucarístico significa participar do mistério de sua vida e de sua missão. (Catecismo da Igreja Católica n. 1406-1418).